quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cobrança de estacionamento nos shoppings! E agora???

 
 
Todos sabem que sempre fui a favor de desincentivar o uso do automóvel particular, basta ler os textos publicados neste blog. O correto seria desincentivar o automóvel, e ao mesmo tempo incentivar o uso do transporte público. Este último esquece. Desde quando comecei a escrever sobre mobilidade, a coisa só piora em Salvador. Hoje moro em João Pessoa, aqui o trânsito é bem mais light, tipo Salvador 10 anos atrás. Um dia a coisa empena por aqui também. Bom, voltando ao tema que iniciei, esta semana nas redes sociais foi um chororô retado porque a justiça derrubou a lei que proíbe a cobrança de estacionamento nos shoppings de Salvador. Vamos lá:
 
1º ponto - A lei. A lei é inconstitucional, não sei como resistiu tanto tempo. Duvida? Então faz o seguinte, o sofá da sua casa agora é público. Vou sancionar uma lei para que, quando eu quiser deitar em um sofazão, você não possa reclamar nem me cobrar nada pelo uso dele. Posso deitar, dormir, babar. - Mas se você derrubar suco de uva no sofá??? Dá nada! O sofá é seu mermão, se vire pra limpar depois. Justo né? Pois bem, sua casa e seu sofá - assim como a área do estacionamento do shopping - são bens PRIVADOS. A constituição, até onde lembro, garante o direito de propriedade e a cobrança pelo seu uso. Uma norma constitucional possui nivél máximo de eficácia, então uma lei municipal não pode contrariá-la.
 
2º ponto - O mimimi. Tão fazendo um estardalhaço da zorra com isso aí. A lei proibia a cobrança, mas isso não significa que é lei agora cobrar. O shopping agora tem seu direito garantido e pode - ou não - cobrar pelo uso do seu espaço. É ele quem dita suas políticas agora, assim como geralmente as mulheres fazem nas casas, são elas que mandam. Então se o shopping achar que deve cobrar, ele vai cobrar. Ele pode oferecer gratuidade a quem consome no shopping, pode dar uma tolerância de uma hora, ou duas, ou três. Pode cobrar um valor fixo pelo dia inteiro, ou cobrar um valor por hora. Ele pode não cobrar, se assim quiser. Então pare de mimimi revoltadinho!
 
3º ponto - Não é justo porque eu pago mais caro no shopping. Você paga mais caro porque você quer! Existem lojas fora do shopping, sabia? Existe comércio provavelmente na sua rua, mas você nunca viu porque só sabe ir pro shopping desfilar roupa. Deve ter roupa mais bonita no ateliê da esquina do que aquelas roupas escrotas que você compra no shopping por R$349,90 - um pedacinho de pano com um detalhe douradinho, de bijuteria. O conceito de shopping surgiu nos Estados Unidos, em um modelo que possui o intuito de atrair as pessoas por uma série de facilidades, tudo em um só lugar, com segurança, conforto e lazer. Por esta razão, estes empreendimentos possuem um custo mais alto e por isso cobram um aluguel dos seus inquilinos (as lojas), o que acaba sendo repassado para o consumidor através dos preços. Por atrair muitas pessoas para o mesmo espaço, a procura por produtos também é grande, gerando pressão nos preços, tornando os produtos no shopping mais caros que fora dele. Então, pare de falar que - ah mas no shopping tudo é mais caro, eles não podem cobrar estacionamento, não é justo... Se você fosse educado e ao menos retirasse sua bandeja da mesa depois que come aquele Mc Donald's e colocasse no local onde ela deve ser deixada, reduziria o custo do shopping, porque depois que você come, tem um funcionário do shopping que vai lá carregar a sua bandeja melada. Isso ajudaria a baixar os preços dentro do shopping. Ah, o fato de o estacionamento ser pago também contribuirá, pois os inquilinos poderão pleitear reajustes menores nos aluguéis. Ah Lucas, mas eu duvido que eles baixem os preços... Se eles não baixarem é porque tem demanda para aquele preço, não culpe o shopping.
 
4º ponto - O boicote aos shoppings. Bom, estão surgindo boatos nas redes sociais que se os shoppings cobrarem estacionamento, a população de Salvador vai boicotar estes empreendimentos. Sabe de uma? EU DUVIDO! O povo de Salvador só se mobiliza pelo carnaval. Uns anos atrás teve uma Revolta do Buzu, onde 70% dos estudantes que aderiam queriam era filar aula e arruaçar (eu participei, queria era filar aula e tomar uma caminhando no sol). De lá pra cá a passagem já aumentou mil vezes e não vi ninguém na rua. O prefeito e vereadores fazem miséria e não vejo ninguém ir pra rua fazer nada. Ah, mas o shopping vai cobrar estacionamento, vamos nos mobilizar! Um pequeno detalhe: menos de 1/3 da população de Salvador possui automóvel, ou seja, esta mudança não irá impactar em NADA na vida de mais de 70% dos habitantes desta cidade. Outro detalhe é que parece que todo mundo vive no shopping né, todo dia o cara vai pro shopping comprar, só tem rico! Olha, eu peço uma coisinha pra os militantes do boicote: quando for rolar, me avise, assim eu posso ir no shopping comprar, sem precisar me esbarrar em ninguém nem pegar fila. É capaz ainda de pegar umas promoções relâmpagos, uma vez que o shopping estará vazio. Me avisem tá?
 
5º ponto - Onde vou estacionar meu carro agora? Entenda que seu carro é um problema privado. Ninguém diz onde você tem que guardar sua roupa. O seu carro e onde você vai guardá-lo é problema seu. Minhas pesquisas comprovam que 91,6% das pessoas que reclamam que terão que pagar estacionamento em shopping pagam para o flanelinha até 2 "réau" para ele "olhar" o carro. Tome vergonha nessa cara vai!

Fale comigo no Msn