terça-feira, 19 de abril de 2011

Lauro de Freitas já optou pelo VLT. Salvador, acorda!

Hoje me darei ao luxo de apenas "copiar e colar" a indicação n° 047/2011 do vereador Antônio Rosalvo Batista Neto, da câmara do município de Lauro de Freitas. Vamos obrir os olhos da nossa população. O BRT deve ser bom pra muita gente, menos para quem precisa dele: o povo. Já assinou a petição pública? Declare seu apoio: http://peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=vlt



Sessão ordinária do dia 14.04.2011
3ª Sessão Legislativa Ordinária - 2011
12ª Legislatura – 2009/2012

Indicação nº 047/2011 | Vereador Antônio Rosalvo Batista Neto

Aprovada. Indica à Prefeita Municipal efetuar gestões junto ao Governo do Estado da Bahia para que a solução de transporte de massas a ser adotada para o “corredor metropolitano” de Lauro de Freitas seja a do “Veículo Leve sobre Trilhos” (VLT) e não o “Bus Rapid Transit” (BRT).

Protocolada junto ao Poder Executivo. Aguarda resposta.



Veículo Leve sobre Trilhos em operação na França (Foto: Peter Gugerell)

O Vereador Antônio Rosalvo defende na justificativa da indicação que a implantação do VLT, reconhecidamente superior ao BRT, é da mais alta relevância para o transporte público da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e a sua escolha não pode ficar sujeita ao cumprimento de prazos da Copa 2014.

"Esta Casa Legislativa defende que a solução de transporte de massas na RMS, que já chega tardiamente, deve ter como horizonte prioritário o benefício da população e não de eventuais turistas que venham assistir os jogos da Copa do Mundo em Salvador", anota o Presidente da Câmara.

Antônio Rosalvo destaca que o BRT, nada mais que um corredor de ônibus, representa uma solução técnica ultrapassada em todo o mundo, bem mais poluente que o VLT, muito menos confortável para os usuários e de vida útil muito inferior. "Até mesmo em nosso País e em outras capitais do Nordeste é o sistema do VLT que está sendo implantado. Está em questão a qualidade do serviço de transporte oferecido aos munícipes, mas também a qualidade da aplicação de dinheiro público", alerta Rosalvo.

Para o Vereador, a implantação do corredor de ônibus, em detrimento do VLT, tem ainda o potencial de não conseguir retirar das ruas a quantidade de veículos particulares que seria necessário para preservar minimamente a viabilidade do trânsito em nosso Município, sendo esse um dos objetivos primordiais do sistema de transporte de massas.

Acompanhe também o blog VLT em Salvador:
http://vltemsalvador.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Parabenizamos a publicação de nossa campanha e do manifesto. Solicitamos a divulgação do blog com notícias atualizadas diariamente sobre o tema.

    http://vltemsalvador.blogspot.com/

    Atenciosamente,
    Movimento "Eu quero VLT em Salvador" e Lauro de Freitas

    ResponderExcluir

Fale comigo no Msn