terça-feira, 21 de setembro de 2010

Semana da Mobilidade



Acontece esta semana em algumas cidades europeias a European Mobility Week, uma campanha que busca conscientizar cidadãos europeus a utilizarem modos mais sustentáveis de transporte, além de encorajar os governos a participarem promovendo investimentos necessários à melhorias nestes modos de deslocamento. Do dia 16 ao dia 22 de setembro, os cidadãos europeus poderão participar deste movimento de mobilidade sustentável.



Esta campanha iniciou-se no ano de 2002, na carona de uma outra campanha que vinha dando certo: o "In town without my car!" (Na cidade sem meu carro!). Esta campanha teve início no ano 2000 com participação de muitas cidades mostrando alternativas ao uso do automóvel por um dia. Em 2002, abraçado por alguns governos, esta campanha passou a utilizar esta semana de setembro para lançar alternativas buscando melhor qualidade de vida, reduzindo o uso do automóvel e promovendo o uso de modos mais sustentáveis. Segundo os próprios formuladores da campanha, a Semana da Mobilidade é a oportunidade única para que as cidades que participam possam testar políticas de transporte urbano e apresenta-los para os cidadãos



No Brasil ainda não temos uma campanha deste porte, com participação de toda a sociedade civil e das prefeituras. No dia 22 de setembro, acontece o Car free day (Dia mundial sem carro), algumas prefeituras, como a do Rio de Janeiro, estão se mobilizando para que este dia não passe em branco. O centro do Rio terá mais de 2 mil vagas de estacionamento proibidos neste dia. Outra medida foi reduzir a velocidade em algumas vias para no máximo 30km/h, permitindo assim o tráfego de bicicletas com o mínimo de segurança.


É pouco, diga-se de passagem, mas já é algo. Eu lembro vagamente do ano passado, no dia 22 de setembro, dia mundial sem carro, quando acordei cedo e estava assistindo o jornal local. Havia uma especialista sendo entrevistada, se não me engano era a professora doutora Ilce Marília Dantas, falando à respeito da necessidade de conscientização em relação ao uso do carro na nossa capital. Fiquei pensando se naquela hora, às 6:50 da manhã, alguém iria deixar o carro em casa e sair de buzão cheio pro trabalho. Lembro da repórter, que ainda filmava a Avenida Bonocô, entusiasmada com o trânsito livre na região (óbvio, era 6:50 da manhã). A repórter dizia que era muito importante participar, e que parecia que "as pessoas estavam aderindo ao movimento". Não lembro como estava o trânsito na cidade naquele dia, mas tenho absoluta certeza que poucos foram os que aderiram, afinal uma campanha deste porte e desta importância não pode ser divulgada na data, às 6:50 da manhã. É preciso primeiramente conscientizar as nossas autoridades, que parecem não estar ligando muito pra isso. O trânsito em Salvador só piora, a qualidade de vida deteriora, e nos poucos momentos onde há a oportunidade de fazermos algo diferente, deixam pra lá, não é importante. Somos bombardeados com informações sobre o impacto do uso do automóvel, que cresce a cada dia, mas o governo trata é de incentivar seu uso. A saúde é afetada de todas as formas: poluição, acidentes de trânsito e o stress a que estamos sujeitos nos congestionamentos e com o sistema de transporte público muito deficiente. Enquanto o mundo todo tende para o lado da qualidade de vida nos grandes centros urbanos, nós vamos felizes para o outro lado...

Seguem estes dois vídeos. O primeiro mostra como será o dia 22 de setembro no município do Rio de Janeiro, e o outro mostra Secretários de Estado em Portugal tomando iniciativas para a Semana da Mobilidade. Vale a pena ver, não custa nada.





Links:


Um comentário:

  1. Suspense para o dia de amanhã!
    Eu nem tenho uma bike, patins... Carrinho de rolimã... Mas pego transporte público que já é mais sustentável que o carro popular nosso de cada dia! Se eu fosse retada mesmo ia andando até o campo grande!
    Brincadeira pra depois... É urgente a mudança que precisamos fazer dos hábitos cotidianos, da forma de pensar, da forma de se interessar. É necessário saber o que é se comportar de forma mais coerente com a natureza, e causar cada vez menos impacto ambiental!
    Beijo Kostela!

    ResponderExcluir

Fale comigo no Msn