- Congestionamentos: A função primária do transporte urbano é promover mobilidade das pessoas e dos bens, mas a eficiência desta função é comprometida pelo congestionamento. A principal causa do congestionamento é o crescente número de veículos nas ruas.
- Transporte público lotado: Na maioria das grandes metrópoles o uso do transporte público está concentrado nos períodos da manhã e fim da tarde (horários de pico). Em algumas cidades é comum ver pessoas penduradas nas portas dos coletivos.
- Deficiência do transporte público: Falta planejamento para manter uma eficiência ao transporte público. Atrasos são frequentes, falta informação aos usuários, segurança, enfim, existem cidades onde utilizar o transporte público é uma verdadeira maratona.
- Dificuldades para pedestres: Embora boa parte dos deslocamentos em uma grande cidade seja feito a pé, os pedestres muitas vezes não estão presentes nos estudos e projetos sobre transporte urbano. Os acessos normalmente são feitos para facilitar a vida dos motoristas, e não dos pedestres. Calçadas quando existem são ruins, sem manutenção, faixas de pedestres ou não existem ou estão apagadas, passarelas são inseguras, além da poluição sonora e atmosférica, que afetam os pedestres mais diretamente.
- Impactos ambientais: O transporte é a maior causa de poluição atmosférica nas cidades. Outros impactos incluem a poluição visual e sonora, destruição de reservas, selagem dos rios, impermeabilidade do solo (favorecendo alagamentos), dentre outras.
- Acidentes: Acidentes de trânsito constituem um grave problema social e a grande maioria ocorre em áreas urbanas. A maior parte das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.
- Dificuldades para estacionar: Em grandes metrópoles, achar um lugar para estacionar é uma tarefa nada fácil, principalmente nos centros. É fisicamente impossível uma cidade promover estacionamento para todos que desejam. Esta dificuldade pode culminar em estacionamentos ilegais, além de mais congestionamentos.
domingo, 27 de novembro de 2011
Jogo dos 7 problemas
Desta vez serei breve. Em um trecho do livro de Michel Pacione - Dimentions of the urban transport problem - o autor destaca sete problemas comuns a cidades que não colocaram a mobilidade urbana como prioridade. A brincadeira é a seguinte: aponte quais destes problemas Salvador sofre atualmente. Duvido que alguém consiga superar este desafio. Boa sorte!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário