quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Estação Transtorno Iguatemi

Esta semana, mais precisamente no dia 24/01, fui vítima da maior falta de respeito ao cidadão soteropolitano: utilizei a Estação Transtorno Transbordo Iguatemi. Havia algum tempo que não visitava a região, porém desta vez fui com olhar mais crítico, e me surpreendi com tamanha falta de cuidado que a nossa prefeitura tem com sua população. Não quero nem entrar no debate político, quero só escrever um pouco do que vi ali. Infelizmente não consegui tirar fotografias - a insegurança nesta estação é tanta que fiquei intimidado em sacar minha câmera fotográfica e entregá-la ao "dono".

Olha que belo lugar pra construir uma Estação!

A primeira observação é o acesso. Aquela passarela que liga o Iguatemi ao Transbordo é a bruxa. Aquele esgoto ali embaixo devem ter espécies ainda não catalogadas pela ciência. A sensação de insegurança é terrível. Não há um policial, os ambulantes praticamente te agridem para que compre um "batidão de prata", um "relógio da hora" ou um tal de "bolimbolacho", que pra mim continua sendo "bate-bate", e que continua fazendo um barulho irritante. Fora o pessoal que vende dvd pirata, que gentilmente obstrui metade da passarela com os dvd's dispostos no chão. Bom, isso aí é light comparado ao que vi na Estação do inferno Transbordo.

Cheguei na Estação pontualmente às 17:28. A primeira sensação que tive foi de alivio, pois cinco linhas que passam por ali servem pra mim, e eu logo daria o fora. Ledo engano. Começaria ali uma maratona, literalmente. O primeiro ônibus que passou me servia, mas o motorista simplesmente NÃO PAROU. O buzu estava vazio, e além de mim, tinham pelo menos mais umas 30 pessoas que correram para alcançar aquela lata de sardinha. Pior é que agora seriam agora pelo menos 60 pessoas para entrar no próximo.

Parei para observar a Estação em si. Suja, lixo por toda parte. Ambulantes por todo lado. Insegura. Os ônibus não tem local certo para parar, as pessoas ficam correndo de um lado a outro para poderem entrar nos seus coletivos. A pista dos ônibus é muito estreita, não permitindo ultrapassagem segura e é comum a formação de filas duplas. A estação não possui qualquer informação sobre linhas e trajetos.
 
Nova modalidade de surfe em Salvador

Quando a plataforma começou a encher, decidi ir para o final, pois talvez conseguisse chegar no ônibus primeiro. Eis que de longe avisto outro ônibus que me servia - olhei que não havia ônibus na plataforma, então comecei a correr pro inicio para poder talvez alcançar o buzão, pois certamente ele pararia lá. Desta vez o motorista fez pior: parou o ônibus DEPOIS da plataforma de embarque apenas para desembarcar - desceram duas pessoas e o ônibus partiu. 

Às 17:50 a plataforma já estava bastante cheia, tanto de pessoas quanto de veículos. Fui abordado por uma senhora me pedindo dinheiro pro transporte, apertando a minha mente. Chega mais um ônibus que me servia, desta vez já lotado. Alguns se arriscaram em viajar pendurados na porta, e o motorista saiu assim mesmo. Procurei algum fiscalzinho daqueles, mas no meio daquela bagunça era complicado achar qualquer coisa.

Inteligentemente fui para o meio da plataforma, pois assim reduziria a distancia percorrida qualquer fosse o local que o ônibus parasse (se parasse). Meu ônibus chegou, e dessa vez consegui embarcar com alguma dificuldade. Ônibus cheio, como era de se esperar, e eu gentilmente fui pedindo licença para chegar até a frente. Recebi um 'porra' de uma mulher que disse que eu a machuquei. Tem culpa eu? Preferi só pedir desculpas.

Cheguei relativamente rápido ao meu destino, mas com uma sensação de ter sido roubado, usurpado. Pagamos R$2,50 por um serviço medíocre, sem qualquer qualidade. Não é somente ruim, beira o absurdo. Aquela estação é uma piada de mal gosto. Realmente, o sonho de qualquer pessoa que utiliza o sistema é ter o seu veículo particular, congestionando ainda mais as nossas vias. Bom, eu prometi que não entraria no debate político, mas pode entrar prefeito e sair prefeito que a qualidade do nosso transporte "público" não vai melhorar. O prefeito não tem muito poder para mudar essa realidade. O câncer do nosso sistema é a sua gerência, um SINDICATO DE EMPRESÁRIOS, mais conhecido como SETPS.

4 comentários:

  1. Transtorno total essa estação! Odeeeeio esse lugar! Pedacinho do inferno.

    ResponderExcluir
  2. Velho Lucas...muito bom vc estar de volta.Estação,se que podemos chama-la por esse nome,de Transtorno,da sujeira do mau cheiro,da desorganização,da falta de estrutura funcional,da falta de conservação,da falta de informação,da falta de vergonha,do descaso,do abandono..........

    ResponderExcluir
  3. Irmão, vc precisa ir na Estação da Lapa!!
    Ali sim é submundo!!

    ResponderExcluir
  4. Cara
    Salvador é de dar nojo. A população é muitooooooooo porca. Sei que a questão de sujeira é problema no país todo, mas é ssa é x10000. O povo é muito imundo. Joga lixo na rua, rios, mar, areia, mija na rua. Isso aqui é a entrada do inferno. obs sou baiano

    ResponderExcluir

Fale comigo no Msn