domingo, 26 de fevereiro de 2012

Os doutores do trânsito

Fim de semana passado aconteceu o que eu achava que nunca fosse acontecer com a minha pessoa: me envolvi em um acidente de trânsito!!! Calma, estou bem, não morri, mas fiquei muito puto, sim fiquei. Não fiquei puto em razão do acidente, até porque o próprio nome diz, foi acidente, mas fiquei puto por me envolver em um acidente com um TAXISTA! Ah sim, agora a porra ficou séria!!! Vou falar um pouco do que acho dos "taquisseiros".


Taxista é aquele cara que acredita ser o doutor quando se fala em trânsito. O médico é o profissional da medicina, da saúde, e os outros apenas dão palpites. O economista é o profissional das finanças, os outros dão apenas opiniões rasas. Os engenheiros civis são os especialistas em levantar obras, qualquer outro é apenas um simples mestre-de-obras. Pronto, os taxistas acreditam piamente que eles são os especialistas em trânsito, e que os outros estão ali para atrapalhar seu trabalho. Basta observar o dia-a-dia destes doutores do trânsito. Os caras não sinalizam, estão sempre apressados, buzinam pra você antes mesmo do sinal abrir, freiam bruscamente na sua frente quando avistam um potencial passageiro. Meu pai sempre me disse para andar afastado deles, pois qualquer movimento suspeito que se faça na calçada para eles é corrida. Até aqueles bonecos de vento do posto podem ser confundidos com um futuro cliente. É claro que estou generalizando, existem bons taxistas e maus taxistas, embora eu nunca pegue um taxi com os primeiros.

Pois bem, estou eu com a minha namorada no estacionamento do Shopping Iguatemi no dia 21/02 às 15:10 quando vejo um taxi parado à minha frente, no sentido da via, porém estacionado do LADO ESQUERDO da via, sem qualquer sinalização. Como um bom motorista defensivo que sou, reduzi minha velocidade para passar ao seu lado, uma vez que não havia outro caminho a seguir e não configurava ultrapassagem. Eis que quando estou passando o passageiro abre bruscamente a porta, não evitando a colisão. Na mesma hora o taxista sai - dono da verdade - dizendo que eu estava errado, que a culpa era minha. Recapitulando: carro ESTACIONADO na pista ESQUERDA, SEM SINALIZAÇÃO, DESEMBARCANDO o passageiro em local PROIBIDO e eu estou errado??? Ele ainda veio me questionar que se fosse uma criança eu a teria matado. Ele tentou tocar no emocional das testemunhas do acidente, mas ele CONTINUARIA ERRADO, pois não se desembarca passageiro em local inseguro. A regra é clara: 
Artigo 49 do Código de Trânsito Brasileiro: o condutor e os passageiros (...) não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para os outros usuários da via. Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.
Com o argumento baseado em lei ele foi mudando o discurso, dizendo que a culpa era tanto dele quanto minha, blá blá blá. Enfim, terei que rever meu prejuízo na justiça, pois o "doutor em trânsito" não quis fazer um acordo na hora do acidente, e ainda alegou que eu não conhecia a lei. Pois então, "é na palma da lei que eu vou falar o que eu sei meu irmão!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo no Msn