sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Existem pedestres em Salvador?




É uma pergunta onde a resposta é óbvia: é claro que existem pedestres em Salvador. Aliás todos nós somos pedestres. Quando saímos de casa a pé, descemos do ônibus, deixamos a bicicleta ou estacionamos o carro e caminhamos, estamos na condição de pedestres. - Mas por que perguntar então meu filho, cê já num sabe que somos todos pedestres? Às vezes perguntas óbvias não tem respostas tão óbvias assim. Todos sabem que os pedestres existem. Eu, você e todos nós sabemos. Era de se esperar que as pessoas que elaboram projetos urbanísticos, engenheiros, urbanistas, arquitetos, também soubessem. Das duas uma: ou pra eles os pedestres não existem, ou estão sacaneando. Vamos falar mais uma vez da Rótula do Abacaxi só pra exemplificar. 

Olha lá os Beatles na faixa!

Finalmente liberaram parte da obra da Rótula do Abacaxi. O tráfego deu uma melhorada (só não sabemos até quando) e no fim das contas o resultado por enquanto é positivo. Os carros podem tranquilamente atravessar da Barros Reis para Avenida ACM sem transtornos; podem sair do Cabula em direção à Avenida Heitor Dias sem problemas também, através de grandes viadutos. Os carros passam tranquilamente, mas e as pessoas? Os pedestres não tem o direito de ter sua vida melhorada também? É impressionante como em nenhum momento o deslocamento do pedestre foi pensado. São vias largas, sem qualquer instrumento de controle de velocidade, sem faixa de pedestres, passarelas, sinaleiras ou qualquer outra estrutura que facilite a travessia dos pedestres. Os pedestres correm risco de vida para poderem realizar seus deslocamentos. 

Talvez se questionarmos algum responsável pela obra, ele dirá que o projeto também pensou no pedestre, e que serão inauguradas futuramente passarelas, faixas e as calçadas. É isso mesmo, inauguraram a Nova Rótula do Abacaxi e boa parte das calçadas não tem pavimento! Pessoas andam misturadas a operários e equipamentos. É muita cara de pau inaugurar uma obra inacabada como esta. O carro passa numa boa, mas o pedestre é quem sofre com a exposição a poluição e aos riscos da travessia. É abominável o que fizeram na Barros Reis, na frente do Atacadão. Uma pista larga, com grande fluxo de pedestres que precisam cruzar a via, e me colocaram um canteiro central que mais parece aquele aparelho que as atletas da ginástica olímpica tem que se equilibrar. O canteiro não deve ter nem 30 centímetros de largura, e dos dois lados os carros passam em alta velocidade. Um absurdo.

Olha lá, o carro "seguro" na calçada e o bróder se arriscando!

Segundo o Estudo de Demanda do Transporte Coletivo em Salvador, feito pela TC/BR, cerca de 55% dos deslocamentos em Salvador são realizados através do transporte coletivo por ônibus e cerca de 28% dos deslocamentos são feitos a pé. Os deslocamentos por carro representam cerca de 14% dos deslocamentos. Apesar deste número significativo, os deslocamentos a pé não tem sido preocupação dos gestores públicos. A consequência disso pode ser vista diariamente: trânsito caótico, poluição e acidentes, principalmente atropelamentos. Fica cada vez mais difícil para o pedestre se deslocar em Salvador. Li um artigo do professor Ulisses Francisco Santos Rocha (A mobilidade a pé em Salvador) e o mesmo faz uma observação interessante: em todos os planos urbanisticos de Salvador a partir da década de 50 a mobilidade a pé é tratada de forma genérica e superficial. Propostas para a circulação de pedestres se destinam a área central da cidade: calçadões, instalação de abrigos nos pontos de ônibus, sinalização de travessias semaforizadas e informação sobre o serviço de transportes. Ou seja, nestes planos o pedestre só existe quando atravessa a rua ou pega ônibus, mesmo assim se for na área central! Fora isso, os pedestres não existem... 

Pedestres se arriscando na Nova Rótula

É muito pouco pra uma cidade onde há 1 carro para cada 5 habitantes. O pedestre é o elemento mais vulnerável da cadeia de deslocamentos e o poder público deveria assegurar o máximo de segurança e bem-estar a estes. Todos nós somos pedestres. As prioridades em Salvador são invertidas. A prioridade é de quem polui mais, de quem consome mais energia e mais espaço nas vias. Está tudo errado. Mas quem vai ter culhão peito pra mudar isso?

Segue abaixo um vídeo do Governo da Bahia fazendo a propaganda da obra (queria morar em uma propaganda do Governo da Bahia) e outro feito pelo Bahia Notícias mostrando o problema para o pedestre. 

Boa sorte aí se for atravessar a Nova Rótula!



3 comentários:

  1. Achei legal também... queria até contribuir com fotos... sou economista pela federal também, e curto fotografias... Como envio para você?!

    No mais, creio que Ihering tá sempre envolto a essa questão.... procura por ele.

    Sucesso!!!!

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  2. Parabéns pelo blog cara. Hj mesmo estava lendo a revista muito (Atarde) que teve uma matéria falando das bicicletas. Fiquei abismado pq Salvador tem 9km de ciclovias. Achei até muito pq nao enxergo ciclovia por onde passo.Fiquei altamente empolgado de comprar uma bike e usar como meio de transporte.Acredito que o futuro da mobilidade é a bicicleta (claro, em se falando de curtas e médias distâncias como diz na revista). Velho, criança, adulto e jovem podem usar.

    Eu ando de ônibus e fico entediado só de esperar 30, 40 minutos por ele e ainda levar mais 30 ou 40 para chegar ao destino. Um verdadeiro inferno esse transporte!!!
    Eu não sei quem está a frente desse BRT mas quem estiver, vai estar assinando o boletim do atraso em que Salvador se encontra. Curitiba já está mudando o BRT e Salvador quer adotá-lo como solução para o transporte. É uma brincadeira de mau gosto!!!!!!


    Leo

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  3. Ontem (20/12) uma mulher foi vítima de atropelamento na Rótula do Abacaxi. Até hoje a obra está inacabada. Não há sequer faixas de pedestres. Os pedestres correm sérios riscos neste local. Muita atenção quando forem atravessar.

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